19/02/2014

Seja delegado sindical e ajude a organizar a luta dos bancários nos bancos públicos

Já estão abertas as inscrições para os candidatos a delegados sindicais dos bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste, BNDES e Banrisul). O prazo para registrar a candidatura vai até o dia 14 de março. Os formulários de inscrição já estão disponíveis nas agências e departamentos dos bancos, mas os interessados também podem se candidatar pelo site do Sindicato.

>> Clique aqui para registrar sua candidatura online

As eleições estão marcadas para os dias 26, 27 e 28 de março, e a posse dos eleitos está prevista para o dia 25 de abril. O mandato é de um ano.

A secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Daniella Almeida, destaca a importância dos delegados sindicais na organização dos bancários. “Todas as grandes conquistas da nossa categoria tiveram a participação ativa dos delegados sindicais. Eles são a principal ligação entre o Sindicato e os funcionários de cada unidade dos bancos”, explica.

Direitos e deveres – Uma das principais atribuições dos delegados sindicais é manter contato permanente com os colegas de trabalho e a direção do Sindicato. “Como representante da unidade, ele deve promover reuniões, organizar as demandas e encaminhá-las ao Sindicato. Ele deve estimular seus colegas a participarem das ações coletivas do Sindicato, principalmente das plenárias, congressos, conferências e assembleias”, enumera Daniella.

Para fazer esse trabalho com independência, Daniella destaca que os delegados sindicais têm uma série de garantias, como estabilidade no emprego e a permanência na unidade durante o exercício do mandato. Eles também podem deixar de comparecer ao trabalho para participar das atividades do Sindicato, além de promover reuniões na sua unidade, mediante acordo prévio com o gestor.

Representação – Os empregados da Caixa elegem um delegado para cada cem empregados. No BNB, a eleição é de um bancário para cada cinquenta funcionários. No BB, a proporção é de um para oitenta e a eleição se dá por grupo de agências. O BNDES e o Banrisul, que só dispõem de uma unidade no estado, elegem um delegado cada.

“É importante destacar que a Caixa e o BNB garantem, pelo menos, um delegado por unidade, independentemente do número de funcionários. Infelizmente, o Banco do Brasil criou uma nova fórmula que obriga um delegado a representar mais de uma unidade. Apesar do BB ter mais de duzentas agências no estado, vamos acabar elegendo aproximadamente 37 delegados, que foi o número do ano passado”, detalha Daniella.

A eleição de delegados sindicais nos bancos públicos foi uma importante conquista dos bancários, após muita luta e pressão. Já há alguns anos, a luta é para estender esse direito nos bancos privados.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi