22/01/2013

Inscrições para candidatos a Delegado Sindical começam no dia 1º de fevereiro

A partir de 1º de fevereiro, o Sindicato dos Bancários abre as inscrições para candidatos a delegados sindicais 2013 da Caixa, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES e Banrisul, a serem eleitos nos dias 21, 22 e 23 de março. Os formulários de inscrição serão encaminhados para todas as agências e também encartados na próxima edição do Jornal dos Bancários.

Os empregados da Caixa elegem um delegado para cada 100 empregados. No BNB, a eleição é de um bancário para cada 50 funcionários. No BB, a proporção é de um para 80 e a eleição se dá por grupo de agências. O BNDES e o Banrisul, que só dispõem de uma unidade no estado, localizadas na capital, elegem um delegado cada.

Delegado Sindical, lembra a secretária de Bancos Públicos, Daniella Almeida, que é empregada da Caixa, é o elo entre o Sindicato e os funcionários da agência, unidade ou departamento do banco. “É assim em todos os bancos, exceto no Banco do Brasil, que criou nova forma, que leva a um delegado representar mais de uma unidade, o que certamente dificulta a representação”, observa.

A responsabilidade do delegado sindical “é manter os colegas de trabalho informados sobre todas as ações do Sindicato. Cabe a ele, também, trazer as reclamações e problemas dos bancários à entidade para que a gente possa buscar a solução para as demandas”, explica Anabele Silva, secretária de Comunicação do Sindicato e também empregada da Caixa.

"A eleição de delegados sindicais nos bancos públicos foi uma importante conquista dos bancários, após muita luta e pressão. Já há alguns anos a luta é para estender a conquista aos bancos privados”, diz a diretora do Sindicato, Azenate Albuquerque, funcionária do BB
.


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi