23/09/2019

Defesa dos direitos e dos bancos públicos marca inauguração da subsede Serra Talha



A inauguração da subsede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco em Serra Talhada no último final de semana, foi marcada por intensa agenda de atividades em defesa dos direitos dos bancários, assim como dos bancos públicos, no município sertanejo.


Na sexta-feira (20), a presidenta da entidade, Suzi Rodrigues, apresentou os dados de investimentos sociais realizados pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, durante Audiência Pública em defesa do Bancos Públicos e Estatais. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, que teve como anfitrião o vereador Sinézio Rodrigues (PT).


“Está acontecendo no nosso País um forte ataque contra as empresas públicas, em especial, no nosso caso, aos bancos públicos. Então, precisamos conversar com a sociedade sobre os impactos para os municípios, pois se se os bancos forem privatizados não haverá fomento, investimentos, na nossa Região”, destaca, Suzi Rodrigues. O balanço da audiência pública e o debate sobre a importância dos bancos públicos para investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura, educação e saúde, foram apresentados em rádios locais do município.


A secretária da Mulher do Sindicato, Eleonora Costa, e a presidenta, Suzi Rodrigues, participaram também da Plenária Municipal das Mulheres, em Serra Talhada, cujo tema foi “Controle Social Exercido pelas Cidadãs”. “Nós, mulheres, ainda somos discriminadas no mundo do trabalho, recebemos salários menores do que o dos homens, e encontramos barreiras para ascensão profissional. Por isso, lutamos por igualdade de oportunidades e contra a discriminação e o assédio”, afirma Eleonora.




À noite, a subsede localizada na Praça Barão do Pajeú, 989 – Serra Talhada foi inaugurada com apresentação da visão, missão e princípios do Sindicato. “Esta é uma importante conquista dos bancários. Nós da diretoria, assim como os bancários da base, lutamos para que essa subsede retornasse e, agora, concretizamos o compromisso assumido pela atual gestão. A subsede de Serra Talhada chega com um novo trabalho para oferecer suporte aos bancários da Região”, afirma o secretário de Esportes, Cultura e Lazer do Sindicato, Adeilton Filho.


No sábado (21/09), bancários de Serra Talhada, Triunfo, São José do Egito e Araripina reuniram-se aos dirigentes do Sindicato no VIII Encontro dos Bancários do Interior. A palestra de abertura foi proferida por Jackeline Natal, representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com o tema “Inovação Tecnológica e o Futuro do Trabalho”. De acordo com os dados apresentados, cerca de 50% das transações financeiras já são realizadas através de canais digitais.


A secretária-Geral, Sandra Trajano, o dirigente sindical, Rubens Nadiel, e a dirigente, Gina Ramo, apresentaram painel sobre a situação dos bancos públicos tratando, respectivamente, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, e da Caixa Econômica Federal. A CCT e os direitos da categoria também foram tema de palestra apresentada pela presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.


“As mesas de negociação são permanentes e tratam sobre as questões de saúde, segurança bancária, entre outros assuntos. Mas, as questões econômicas foram definidas no acordo que fechamos para dois anos, em 2018. Por isso, não realizaremos greve neste ano, a não ser que os bancos descumpra a nossa CCT. Aproveitamos, então, este momento, para fazermos nossa campanha de mobilização, com ações mais próximas da base”, conclui Sandra Trajano.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi