11/09/2019

Bancários de Pernambuco aprovam calendário de lutas



Os bancários de Pernambuco aprovaram, nesta terça-feira (10), uma agenda de ações que visam o fortalecimento do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e a defesa do emprego, da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), dos Bancos Públicos, do Saúde Caixa e da Cassi, e da permanência do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na Caixa. O calendário de luta foi definido durante Assembleia Geral Extraordinária organizativa sobre a Campanha Nacional 2019 e os impactos da conjuntura política.

"Os bancários do Brasil inteiro já têm garantido o aumento real, que é a inflação mais 1%. Garantimos um índice de reajuste de 4,31%, com o acordo para dois anos assinado em 2018. A assembleia de hoje foi para organizarmos nossa atuação com a categoria, mesmo com a CCT aprovada, com o índice aprovado, precisamos estar juntos ante a perseguição e a retirada de direitos que o governo vem fazendo com a classe trabalhadora", afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.



O VIII Encontro dos Bancários do Interior foi ampliado neste ano, e será realizado em quatro municípios: Serra Talhada, Arcoverde, Santa Cruz do Capibaribe e Floresta. A atividade será precedida por debates em audiências públicas articulada com a Câmara de Vereadores dos locais.

O secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) e dirigente do Sindicato, Fabiano Moura, apresentou uma análise de conjuntura durante a assembleia para mostrar a gravidade do cenário político brasileiro. "Estamos vivendo hoje um momento no qual a tecnologia avança de forma inimaginável, a inteligência artificial tomando postos de trabalho, aliado à uma legislação trabalhista que foi alterada, uma reforma trabalhista, e um governo, um Congresso e um Senado que desconstroem todas as políticas em favor dos trabalhadores", afirma Fabiano Moura.

No Recife (PE), serão realizados atos na agências da Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, em defesa dos bancos públicos, e nas agências dos bancos privados, em defesa do emprego e da CCT.

Confira o Calendário de Luta dos Bancários de Pernambuco:

13/9, às 10h - Ato em Defesa da Permanência do FGTS na Caixa (Ag. Boa Vista)

13/9, às 19h - Plenária com Funcionários do Banco do Brasil em Defesa da Cassi

14/9, às 15h - Ato Contra Censura na Caixa Cultural Recife

14/9 - Vigília em Defesa do Centro de Formação Paulo Freire - Normandia (Caruaru)

18/9 - Dia de Luta em Defesa do Emprego e da CCT - visita às agências de bancos privados

20 e 21/9 - Audiência Pública e Encontro dos Bancários do Interior - Serra Talhada

27 e 28/9 - Audiência Pública e Encontro dos Bancários do Interior - Arcoverde

04/10- Defesa dos Bancos Públicos 

07/10 - Defesa da Moradia

16/10 - Defesa da Saúde dos empregados, Contra o assédio moral e pelo fim do GDP

25 e 26/10 - Encontro dos Bancários do Interior -  Santa Cruz do Capibaribe

25 e 26/10 - Encontro dos Bancários do Interior - Floresta 

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi