20/08/2019

BB: Funcionários se mobilizam contra ataques à Cassi



Sindicatos dos bancários de todo o País realizam na quinta-feira (22), um “Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi”. Em Pernambuco, o ato será às 9h, no BB - Edf. Capiba, localizado na Av. Rio Branco, no Recife Antigo. Em protesto contra diversas medidas implementadas pela direção do Banco do Brasil que prejudicam os funcionários, a orientação é vestir preto e participar da mobilização. 

A Cassi é a caixa de assistências dos funcionários do banco. A data foi definida no 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo e faz parte de um calendário de lutas em defesa da Cassi e do Banco do Brasil como instituição pública, capaz de promover o desenvolvimento do País.

Na semana passada, a Cassi soltou uma nota defendendo a posição do banco, que diz que vai disponibilizar apenas 4,5% dos salários, ou benefícios dos associados para custear o plano de saúde. Essa é uma postura que vai contra os próprios interesses da Cassi. 

Para a secretária-Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e membro da COE BB, Sandra Trajano, as negociações precisam ser retomadas. "Precisamos nos unir em busca de uma solução para a Cassi. O Sindicato e a Contraf-CUT cobram que o BB enquanto patrocinador retome a negociação com as entidades representativas para encontrarmos uma alternativa que garanta a manutenção e fortalecimento da nossa caixa de assistência”, afirma.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, ressalta que é fundamental que os trabalhadores se envolvam na luta em defesa da Cassi e da não privatização do BB. “É tempo de mobilização pela manutenção dos direitos, inclusive com relação à saúde do trabalhador. A unidade é a única forma de enfrentarmos os desafios impostos aos participantes da Cassi e demais autogestões. O ataque contra a Cassi é parte do plano de desmonte das empresas públicas no nosso País. Vamos resistir e, juntos, superar os desafios", conclui, Suzineide Rodrigues.

No dia 22, dirigentes sindicais vão dialogar com os funcionários, seus dependentes e com a população sobre o que está acontecendo com a Cassi. Também vão recolher assinaturas em um abaixo-assinado em defesa da Cassi, contra as arbitrariedades da atual gestão do banco e solicitando a reabertura das negociações.


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi