19/07/2019

Sindicato conquista reintegração de funcionário do Santander demitido no período de estabilidade



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco conquistou, nesta sexta-feira (19), a reintegração do funcionário do Santander, José Carlos da Silva, demitido ilegalmente no período de estabilidade. O bancário acumula mais de 34 anos de trabalho no banco e tem histórico de doença do trabalho. Esta é a 15ª reintegração registrada em 2019.

No último dia 3 de julho, o Santander apresentou documentação demissional ao bancário, que imediatamente procurou o Sindicato e recebeu orientação para não assinar. O funcionário estava com uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) aberta e, por isso, estava assegurado pela estabilidade. "Tenho problema de saúde desde 2003. Eu venho sempre sentindo as dores, mas aguentando. Sou de um tempo antigo, que acha que o trabalhador só deve se afastar em último caso. Passei todos esses anos trabalhando e só no ano passado me afastei por motivo de doença nas articulações dos ombros, do braço e da mão", relata.

José Carlos é filiado ao Sindicato e recebeu todo o suporte necessário para garantir a reintegração, através das secretarias de Assuntos Jurídicos e de Saúde. 

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, comemora a conquista. "Nós vivemos um momento difícil para a classe trabalhadora, quando o INSS faz coro com os bancos, de forma a prejudicar os trabalhadores acometidos pela doença no ambiente de trabalho. É com muita alegria que acompanhamos a reintegração de Zé Carlos. O Sindicato está aqui para lutar, defender as bancárias e os bancários, e denunciar os bancos que adotam como prática o assédio moral e a cobrança de metas abusivas que adoecem os trabalhadores", afirma.

A funcionária do Santander e secretária da Mulher do Sindicato, Eleonora Costa, ressalta que este é o banco com maior número de funcionários adoecidos. "Os bancários do Santander estão adoecidos, o INSS devolve, é uma situação muito dolorosa. Esperamos que o Santander garanta um tratamento diferenciado para o retorno de José Carlos, que possibilite a recuperação desse trabalhador", conclui Eleonora Costa. 

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi