12/07/2019

Delegação pernambucana participa do XXV Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste



Nos dias 12 e 13 de julho, em Fortaleza (CE), acontece o XXV Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste, que contará com a presença dos sete delegados de Pernambuco, no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema. Os bancários debatem o atual cenário da instituição financeira, frente às ameaças de fusão ou privatização, e definem estratégias em defesa da empresa, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste.

O secretário Intersindical do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e funcionário do Banco do Nordeste, Fernando (Batata), destaca a importância do Congresso diante conjuntura atual do País. “Vamos para este encontro com uma grande responsabilidade. Estamos passando por um momento crítico e o emprego do bancário está em risco. Vamos levar nossas propostas e unir forças contra privatizações, melhores condições de trabalho e lutar pelo nosso Plano de Cargos e Remuneração”, aponta.

O credenciamento do Congresso acontece na próxima sexta-feira, das 8h às 14h, com Plenária de Abertura às 9h. A programação completa você encontra no final da matéria. 

Entre as pautas que serão apresentadas pela delegação pernambucana está a perda de função de funcionários do Banco do Nordeste e a comunicação de transferência através de ligação telefônica, sem processo administrativo e sem direito a ampla defesa.

A delegação de Pernambuco, eleita no dia 6 de junho, é composta por delegados e delegadas, respeitando a cota mínima para mulheres (30%), garantindo a participação feminina nos debates durante o Congresso. Para presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, cada congresso específico dos bancos públicos é fundamental para sobrevivência do patrimônio dos brasileiros.

“Estamos sendo atacados diariamente pelo governo Bolsonaro, que tem a venda dos bancos públicos como prioridade. Os bancários precisam se engajar na defesa do Banco do Nordeste, da Caixa e do Banco do Brasil. O Sindicato continua defendendo a categoria e buscará neste congresso definir estratégias para barrar o desmonte do Banco do Nordeste”, afirma Suzineide.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/7 – Sexta-feira

08h às 14h – Credenciamento
09h às 10h – Plenária de Abertura com aprovação do regimento
10h às 12h30min – Debate “Conjuntura Nacional a cargo de representantes da CUT e CTB)
 
12h30min – Intervalo

14h30min às 16h30min – Exposição do DIEESE sobre situação da categoria Bancária no tocante a emprego, salário e benefícios
16h30min às 18h30min – Exposição sobre Campanha Salarial dos Bancários a cargo da Contraf-Cut


Dia 13/7 – Sábado

09h – Palestra sobre desafios e perspectivas para o Banco do Nordeste do Brasil no quadro político atual, a cargo do professor da UFPB

11h – Plenária de consolidação e aprovação das propostas

13h – Encerramento

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi