04/07/2019

Bancários de Pernambuco rumo à VIII Conferência Regional Fetrafi-NE



Bancários de toda a Região Nordeste estarão juntos nos próximos dias 5 e 6 de julho na VIII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste – Fetrafi/NE, em Fortaleza-CE. O encontro se dará pela discussão de temas como a Reforma da Previdência, defesa dos Bancos Públicos, defesa da Convenção Coletiva e da Mesa Única. No último dia, haverá eleição de delegados da Região para participar da Conferência Nacional dos Bancários, que será promovida nos dias 2, 3 e 4 de agosto, em São Paulo.

A oitava edição da conferência será realizada no Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, na Praia de Iracema, e contará com a participação de 75 delegados eleitos nos encontros estaduais. A delegação dos bancários de Pernambuco, composta por 15 eleitos e seis natos, vai até a capital cearense no intuito de colaborar com a construção de estratégias que visam o fortalecimento da classe trabalhadora, do movimento sindical e da luta contra os retrocessos impostos pelo governo Federal.

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, a conjuntura atual de retirada de direitos da classe trabalhadora exige unidade e mobilização. "Apesar das tentativas do governo Bolsonaro de barrar a articulação do movimento sindical em defesa das trabalhadoras e trabalhadores, contra a reforma da Previdência e em defesa do patrimônio público, reforçamos o nosso compromisso de lutar, cada vez mais, pelos nossos direitos. Não vai ser fácil, mas unidos seremos capazes de impedir o desmonte social”, afirma.

De acordo com Gustavo Tabatinga, secretário geral da Contraf-CUT, por mais que os bancários não tenham para 2019 a negociação coletiva, pois o acordo bianual está vigente, a Conferência é de extrema importância para debater pautas dos trabalhadores ante a um governo que, sempre que possível, ataca o movimento sindical. Segundo o secretário, “precisamos debater com veemência a defesa dos bancos públicos e, no nosso caso, a defesa do Banco do Nordeste que promove o desenvolvimento da nossa região e melhoria de qualidade de vida do nosso povo.”

Os delegados levarão para conferência as demandas relacionadas a temas como saúde do trabalhador, segurança, mulheres, dentre outras pautas de necessidade específicas de seus Estados.  



Programação

 05 de julho
16h: Início do Credenciamento dos(as) delgados(as) titulares
18h: Jantar
19h: Abertura Política (Formação de mesa)
19h30: Votação do Regimento
20h: Juvândia Moreira Leite (Conjuntura e Perspectivas do Comando Nacional dos Bancários)

• 06 de julho
8h: Café da Manhã
9h: Gerson Marques - Ministério Público do Ceará (Reforma Trabalhista e Financiamento Sindical)
9h40: Jefferson Oliveira - Contraf
10h30: Debate
11h20: Considerações Finais
12h: Almoço
14h: Reginaldo Aguiar - DIEESE (Negociação coletiva e Industria 4.0)
14h40: Debate
15h30: Eleição dos delegados para Conferência Nacional
16h: Encerramento

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi