14/05/2019

Sindicato cobra do Santander solução para VA/VR no Dia Nacional de Luta (14/5)



Nesta terça-feira (14), Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Santander, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco percorreu as agências localizadas nos principais corredores bancários do Recife para cobrar do banco espanhol solução imediata para os problemas apresentados pela nova bandeira dos vales alimentação e refeição (VA/VR). 

O problema que ocorre em nível nacional é resultado da atitude precipitada do Santander, que lançou um produto próprio, sem uma rede de conveniados ampla e sólida. "Embora tenha garantido ao Sindicato que os funcionários não enfrentariam problemas, bancários de Pernambuco e de todos os estados relatam situações de constrangimento na hora de pagar por sua alimentação ou refeição, diante da negativa de restaurantes e supermercados que desconhecem o cartão", afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Os funcionários do Santander no Brasil contribuíram com 29% do resultado global do conglomerado, que obteve lucro líquido de R$ 3,485 bilhões no primeiro trimestre de 2019. Mesmo com o excelente resultado, o banco não garantiu o direito ao VA/VR previsto nas cláusulas 14 e 15 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A criação de um canal exclusivo para atender a demanda gerada pelo VA/VR é uma das sugestões do Sindicato. "A COE Santander e a Contraf-CUT envio um ofício ao banco solicitando a imediata resolução do problema, ou que os valores correspondentes ao VA e VR sejam creditados nas contas dos funcionários enquanto a rede credenciada não estiver em pleno funcionamento", conclui a dirigente da Fetrafi Nordeste e membro da COE Santander, Tereza Souza.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi