06/05/2019

Empregados da Caixa protestam contra leilão da Lotex



No próximo dia 9 de maio, data prevista para o leilão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), os empregados da Caixa realizam um Dia Nacional de Mobilização em defesa do banco 100% público. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará um ato público em frente à agência Ilha do Leite, na Agamenon Magalhães, ao meio dia.


O certame que dá início ao processo de fatiamento da estatal, vendendo uma das áreas mais lucrativas do banco, já foi adiado seis vezes pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


“A mobilização dos empregados da Caixa é fundamental para impedirmos o avanço da privatização do patrimônio dos brasileiros. Os recursos da Lotex retornam para sociedade através de investimentos em saúde, educação, saneamento, habitação, etc”, afirma a secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes.


Em 2017, as loterias da Caixa arrecadaram quase R$ 13,9 bilhões. Desse total, cerca de R$ 5,4 bilhões foram transferidos aos programas sociais do Governo Federal relacionados à seguridade social, à educação (Fundo de Financiamento Estudantil- Fies), ao esporte (Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e clubes de futebol), à cultura (Fundo Nacional da Cultura), à segurança (Fundo Penitenciário Nacional) e à saúde (Fundo Nacional de Saúde), o que corresponde a 37,1% do total arrecadado.


A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, ressalta o impacto social da venda da Lotex. “Caso a Loteria Instantânea seja privatizada, o repasse social deverá ser reduzido para 16,7%. O que está em jogo é o financiamento de cursos superiores para estudantes, investimentos em cultura e incentivo ao esporte, por exemplo. Por isso, bancários e a sociedade de um modo geral precisam se envolver na defesa do banco 100% público”.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi