17/04/2019

Santander envia representante de Relações Sindicais para dialogar com Sindicato



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (16), a representante de Relações Sindicais do banco Santander, Fabiana Moreira. A agenda institucional objetivou esclarecer informações sobre a nova função de gerente de negócios e serviços, a mudança da bandeira do cartão alimentação/refeição, e a implementação de uma programa de educação financeira para sociedade com abertura de agências aos sábados.

A unificação de cargos com a criação da função gerente de negócios e serviços, sem alteração na jornada de trabalho e no salário, foi um dos temas abordados. A proposta do banco é iniciar o projeto piloto em maio. De acordo com Fabiana Moreira, a ideia é que o funcionário cumpra a função de caixa (30% de sua atividade) e realize negócios (70%). 

“O Santander irá exigir do bancário certificação CPA-10 para assumir o cargo, com base de norma da Anbima. O que nos foi garantido é que o banco não terá problemas de mudar o modelo proposto, caso apresente problemas. Vamos acompanhar de perto essa transição”, afirma a dirigente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE) e representante da COE Santander no Nordeste, Tereza Souza.

Sobre o programa de Educação Financeira para Sociedade, o banco informou que será realizado em 29 agências em todo o País, entre maio e junho. Em Pernambuco, a agência que abrirá neste período aos sábados, das 9h às 12h, será o Santander – Jaboatão dos Guararapes. A unidade vai funcionar com o suporte voluntário de no mínimo sete funcionários do banco, que poderão estar lotados em outras agências. 

“O banco garante que é uma iniciativa social, sem fins lucrativos. Mas o Sindicato vê com preocupação essa questão, pois a abertura do banco aos sábados pode abrir um precedente que não queremos. Essa questão deve ser tratada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. A nossa sugestão é que esse projeto aconteça em espaços públicos ou por meio de parcerias”, ressalta a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Em relação a mudança da bandeira do cartão alimentação/refeição a partir de 30 de abril, os representantes dos funcionários apresentaram queixas sobre dificuldades para o cadastramento de novos credenciados. “A meta do banco é oferecer uma rede com 120 mil estabelecimentos. É importante que as indicações dos funcionários sejam levadas em conta, para que municípios do Interior de Pernambuco, por exemplo, não fiquem sem a cobertura necessária”, conclui Suzineide.

Os assuntos discutidos pelo Santander com o Sindicato também serão pauta da próxima reunião do banco com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, que acontece no dia 25 de abril.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi