27/03/2019

Sindicato protesta contra venda da Lotex no Dia Nacional de Luta (26)



Contra o fatiamento da Caixa Econômica Federal, mais especificamente contra o leilão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), que foi remarcado para o dia 26 de abril, diretores do Sindicato dos Bancários de Pernambuco visitaram agências e departamentos da instituição, vestidos de preto, neste Dia Nacional de Luta (26), para alertar sobre o crime que é a entrega desse patrimônio da população brasileira para a iniciativa privada.

Em Pernambuco, reuniões foram realizadas na Gerência Executiva e de Habitação do Governo, GIGOV, GILOG e GIHAB. A secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes, enfatizou a importância da mobilização em defesa da Caixa.

“O Sindicato está em alerta constante e não vai permitir que mais essa injustiça se instale no País. A privatização da Lotex, caso aprovada, é o início da venda de todos os seguimentos da Caixa. Os empregados precisam se mobilizar, junto com a população, contra mais este duro ataque. Todos os brasileiros perdem com essa iniciativa”, afirma Cândida.

As Loterias Caixa transferem quase 40% de sua arrecadação para programas sociais nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, seguridade social e segurança pública. Com a privatização, esses incentivos não vão mais acontecer. “Essa é a ponta do iceberg. Muito mais será retirado com a venda do nosso patrimônio. A Caixa precisa permanecer 100% pública, dando garantia de manutenção dos benefícios para população”, alerta a secretária de Bancos Públicos.



Os números são expressivos, mas o governo Bolsonaro defende a venda, sem se preocupar com a população. As loterias da Caixa arrecadaram, em 2017, quase R$ 13,9 bilhões, onde aproximadamente R$ 5,4 bilhões foram transferidos aos programas sociais do Governo Federal.

A próxima data do leilão é a quinta tentativa do Governo para vender a loteria à iniciativa privada. Neste ano, o certame  já foi marcado para fevereiro e março, mas a força e resistência da categoria bancária está dando resultado, mostrando que só a luta vai continuar garantindo que o nosso patrimônio continue nas mãos dos brasileiros.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi