25/02/2019

Sindicato conquista reintegração no Itaú



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco garantiu, nesta segunda-feira (25), a reintegração da bancária Natália Medeiros, funcionária do Itaú – agência São José. Esta é a terceira conquista da entidade em 2019. No ano passado, o total de reintegrações chegou a 37.


Funcionária do banco há 9 anos, Natália Medeiros foi surpreendida com o comunicado de demissão no dia 28 de outubro de 2018, sem justificativa. “Fiquei muito triste com a notícia e sem reação no primeiro momento, porque não esperava por isso. Eu sentia dores há muitos anos, mas nunca fiquei afastada de licença médica por medo de sofrer represálias por parte do banco”, afirma.


A reintegração foi acompanhada pelos dirigentes sindicais, Wellington Trindade e Ronaldo Cordeiro. “É uma característica ainda comum entre os trabalhadores priorizar o trabalho em detrimento da saúde. Por medo de retaliação, mesmo doente ele omite essas condições de saúde. A orientação do Sindicato é que no exame periódico o trabalhador relate dores ou incômodos que esteja sentindo”, orienta Wellington.


Após o desligamento da empresa, a bancária buscou orientações no Sindicato, que ofereceu todo o suporte necessário por meio das secretarias de Saúde e de Assuntos Jurídicos. A reintegração de Natália foi garantida na Justiça, com reconhecimento de doença do trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, a bancária aguarda a realização do exame de retorno para voltar às atividades no Itaú. 

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi