13/12/2018

Por unanimidade, funcionários do Itaú aprovam renovação do ACT

Os funcionários do Banco Itaú aprovam, por unanimidade, a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que Regulamenta o Sistema Alternativo Eletrônico de Jornada de Trabalho (Ponto Eletrônico), com vigência de dois anos. A assembleia realizou-se na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na última terça-feira (11).

Desde 2009, o Ministério do Trabalho instituiu a obrigatoriedade de padronização do sistema de ponto. Em 2011, uma nova portaria (nº 737) incluiu a possibilidade de um sistema eletrônico alternativo de controle da jornada, desde que autorizado em acordo coletivo. A partir de então, o Sindicato realiza assembleias com os trabalhadores para referendar o acordo.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Rufino, destaca que o registro do tempo efetivamente trabalhado é importante para garantir a remuneração adequada. “O ponto eletrônico permite o controle  sobre a jornada de trabalho e eventuais horas extras, além de servir como prova futura em casos de ação trabalhista”, defende.

Na ocasião, os dirigentes aproveitaram para tratar sobre a consulta nacional que a Contraf-CUT está realizando om funcionários do Itaú. Através de um formulário online, os funcionários podem avaliar anonimamente o programa Ação Gerencial Itaú para Resultados (Agir), utilizado pelo banco para definir a remuneração variável de seus funcionários, e o programa Score de Qualidade de Vendas (SQV).

“O objetivo da pesquisa é subsidiar a Comissão de Organização de Empresa (COE) Itaú para que ela possa negociar alterações que forem necessárias nos programas, em prol dos funcionários”, explica. A Consulta Bancários Itaú-Unibanco - AGIR / SQV está disponível no link: https://goo.gl/JSkKYZ

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi