06/11/2018

Sindicato leva Campanha Novembro Azul para agências da RMR



“O preconceito pode lhe custar a vida” é o mote da Campanha Novembro Azul pela prevenção ao câncer de próstata, iniciada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco nesta terça-feira (6). A ação percorreu as agências bancárias do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), além de unidades na Cidade Universitária, Pina e Imbiribeira.


O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância de realizar o sumário de sangue para identificar o nível de Antígeno Prostático Específico (PSA), assim como o toque retal para garantir o diagnóstico precoce da doença.


“Conversamos com os bancários e clientes para fazer um alerta, porque a cada 38 minutos morre um homem em razão dessa patologia no Brasil. Nós mulheres, em geral, nos cuidamos melhor, realizamos exames periodicamente, mas essa ainda não é uma prática comum entre os homens”, ressalta a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.


Embora parte da população masculina ainda recuse fazer o exame de toque retal por preconceito, é através deste exame que se diagnostica com maior facilidade uma suposta alteração na próstata.


Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) a estimativa é de 68.220 novos casos em 2018.


“Entre os fatores de risco estão o sobrepeso, idade acima de 55 anos e o histórico familiar. O meu avó que era de uma geração mais conservadora não fez os exames e faleceu por causa do câncer de próstata. Já meu pai foi diagnosticado há dez anos após os exames, fez o tratamento e está curado. A prevenção salva vidas”, ressalta o dirigente sindical, Ronaldo Cordeiro.


Além do diálogo, panfletos informativos sobre o Novembro Azul, formas de prevenção, fatores de risco e sintomas do câncer de próstata foram distribuídos durante a ação. O funcionário do Banco do Brasil, Claudemir Alves, destaca a relevância da iniciativa. “É importante que o Sindicato faça essa ação de conscientização voltada aos homens, porque o quanto antes o câncer de próstata for diagnosticado maior é a chance de cura”, conclui.


Nesta quarta-feira (7), o Sindicato levará a campanha de incentivo à prevenção do câncer de próstata para as agências de Casa Forte, Caxangá e Espinheiro.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi