09/10/2018

Sindicato conquista 35ª Reintegração



Nesta terça-feira (9), o bancário Inaldo Siqueira foi reintegrado ao Bradesco – Paissandú. O funcionário que estava afastado por licença médica foi demitido de forma arbitrária pelo banco. Esta é a 35ª conquista do Sindicato dos Bancários de Pernambuco neste ano.


A demissão, sem justa causa, foi comunicada ao funcionário no mesmo dia do seu aniversário, no último 23 de março. Na ocasião, o banco não aceitou receber a licença médica entregue pelo bancário e apresentou o documento de rescisão para ser assinado. Inaldo Siqueira não aceitou fazer a homologação sem a necessária fiscalização do Sindicato.


“Eu vinha atingindo as metas no banco e a demissão foi uma surpresa. Eu entrei em contato do Sindicato e recebi total apoio, até o momento da reintegração, e entramos com uma ação judicial. Por outro lado, a postura do banco foi frustrante, porque sabiam que eu estava com atestado e mesmo assim realizaram a demissão. O banco não quer saber se você está doente, não orienta que você se cuide”, afirma.


A Justiça reconheceu o direito do funcionário ser reintegrado ao emprego com o cargo de Gerente Auxiliar, que é o mesmo que ele desempenhava quando foi desligado. Com o diagnóstico de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) reconhecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Inaldo permanece afastado de suas atividades com cobertura do benefício social até 21 de outubro de 2018. 


“Os bancos privados sobrecarregam os funcionários, que adoecem em virtude do trabalho, e depois os demitem. Por isso, orientamos aos bancários que realizarem a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e que em caso de demissão não assinem nenhum documento antes de consultar o Sindicato”, conclui o dirigente sindical, Reinaux, que acompanhou o bancário no cumprimento da reintegração.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi