05/10/2018

Bancários aguardam cumprimento de acordo assinado com Banco do Nordeste durante Campanha Unificada

Os benefícios suprimidos pelo Banco do Nordeste dos funcionários que participaram das greves gerais dos dias 28 de abril e 30 de junho de 2018 não foram reimplantados pelo banco até esta sexta-feira (5). O compromisso de atender a reivindicação foi assumido pela Direção do banco durante as negociações da Campanha Unificada que culminaram na assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

As referidas greves gerais realizadas foram realizadas com o objetivo de barrar as reformas trabalhista e previdenciária do governo ilegítimo de Michel Temer. A disputa pelo reconhecimento do direito de greve entre os funcionários do Banco do Nordeste e a Direção do banco chegou a ser levada à Justiça. O acordo final de retorno dos benefícios foi firmado entre funcionários e representantes do Banco do Nordeste no dia 5 de setembro.

Diante da postura de desrespeito com os trabalhadores, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco cobra ao Banco do Nordeste a imediata restituição dos direitos. Os reflexos dos dias de greve a serem anulados em função do acordo asseguram o retorno na contagem de tempo para promoção, aquisição de férias, anuênios ou quinquênios, folgas, licença-prêmio, aposentadoria etc.

“Para implementar os cortes o Banco do Nordeste agiu muito rápido, mas para restabelecer os direitos dos funcionários a espera tem sido longa. Mais do que um reparo financeiro, essa medida representa o reconhecimento do direito de greve e livre manifestação que têm os trabalhadores”, conclui o secretário Intersindical do Sindicato e membro da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (CNFBNB), Rubens Nadiel.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi