24/08/2018

Delegados sindicais mobilizam bancários contra ataques da Fenaban à CCT



Funcionários da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Banco do Brasil realizaram um protesto nesta sexta-feira (24) em várias agências do Recife (PE). Vestidos de preto, os bancários dialogaram com clientes sobre a luta da categoria para manter seus direitos duramente conquistados, bem como pela melhoria no atendimento à população.


O cenário é o processo de negociação da Campanha Nacional Unificada 2018 travado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria rejeitou a proposta de reposição da inflação mais 0,5% de ganho real apresentada nesta quinta-feira (23).


A secretária de Bancos Públicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Cândida Fernandes, destaca o compromisso dos delegados sindicais para para a mobilização da categoria.


“Esse ato de protesto surgiu da articulação dos delegados sindicais após reunião com diretores do Sindicato. Bancárias e bancários dos bancos públicos demonstraram disposição para lutar em defesa dos direitos da categoria, já que a conjuntura é de impasse na nossa negociação nacional. Pernambuco está articulado e mostra força para barrar mais este golpe que afeta a classe trabalhadora”, afirma.




A delegada sindical e empregada da Caixa - Guararapes, Ana Tereza, defende a importância da união da categoria neste momento de ataques aos direitos da classe trabalhadora fundados na lei da reforma trabalhista.


“Atentos ao processo de negociação e à tentativa de retirada de direitos, os bancários se mobilizaram contra os absurdos apresentados pela Fenaban. Várias agências aderiram ao movimento, deixando claro a indignação da categoria, que com seus esforços diários contribui para garantir o lucro dos bancos, como o atingido pela Caixa somente no último semestre”, avalia.


Já o funcionário do Banco do Nordeste - Domingos Ferreira, Pedro Neto, destaca o compromisso dos bancários da sua agência em participarem do dia de protesto. “Abraçamos a causa e decidimos nos posicionar em defesa do nosso bem comum. Nós temos o histórico de abraçar nossas campanhas salariais, e dessa vez não foi diferente. Preparamos a agência para receber nossos clientes e, caso seja necessário, faremos novas ações em defesa dos nossos direitos”, conclui.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi