17/08/2018

Sindicato cobra sustentabilidade e contratação de concursados do Banco do Nordeste



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou reunião com representantes da Superintendência do Banco do Nordeste na última quarta-feira (15) para tratar sobre a sustentabilidade das agências situadas no Estado e cobrar a contratação de mais funcionários. O banco confirmou que realizará um novo concurso público em janeiro de 2019.

Participaram da agenda a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues; os dirigentes Fernando Batata e Alan Patrício; o superintendente do banco, Ernesto Cruz; e o assessor da Superintendência, Gilmar Barreto.

Após a implementação do Programa de Incentivo ao Desligamento (PID), as agências do Banco do Nordeste passaram a funcionar com um quadro reduzido de pessoal. A medida sobrecarregou os funcionários da ativa, além de ter precarizado o atendimento aos clientes. 

“O Sindicato reivindicou a contratação dos concursados aprovados em 2014, que venceu no dia 4 de julho, mas o banco não foi autorizado a convocar pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Contudo, com a pressão do movimento sindical, foi assumido o compromisso de realizar um novo concurso”, afirma a presidente, Suzineide Rodrigues.

A preocupação do Sindicato de que todas as agências conquistem a sustentabilidade financeira também foi abordada no encontro. “Embora o objetivo de um banco de desenvolvimento como o Banco do Nordeste não seja o lucro, é importante que as agências se paguem para continuar oferecendo um serviço público de qualidade à população”, destaca o dirigente, Fernando Batata.

O banco informou que medidas estão sendo tomadas para que todas as agências operem sem prejuízos. A postura da gestão difere das direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, que fecharam agências em todo o País e realizaram programas de demissões voluntárias, sem previsão de novos concursos.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi