10/08/2018

Dia do Basta: Bancários promovem atos contra privatização e desemprego



Cerca de 40 agências bancárias localizadas no Recife e na região metropolitana aderiram à paralisação de protesto que marcou a participação dos bancários no Dia do Basta - 10 de agosto. A defesa dos bancos públicos e do emprego deram o tom da mobilização.

As unidades bancárias ficaram fechadas das 10h ao meio-dia. Neste período, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou reuniões com os funcionários, além de ato público em frente à agência Caixa Econômica Federal – Boa Vista.

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, destaca que a mobilização é de âmbito nacional e envolve diversas categorias. “O Dia do Basta é muito maior do que a categoria bancária. Estamos lutando contra as privatizações, o desemprego, a terceirização e a reforma trabalhista que prejudicam a classe trabalhadora. Hoje, todas as categorias estão unidas por um Brasil melhor. Então, estamos trazendo a nossa luta em defesa da Caixa 100% pública, do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que são fundamentais para o desenvolvimento do País”, afirma.

Na oportunidade, os dirigentes esclareceram aos usuários sobre o sistema financeiro e acerca das reivindicações da categoria, que até o momento não foram atendidas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), e a possibilidade de greve a partir do dia 20 de agosto.

Fechando o Dia do Basta, milhares de pessoas, o Sindicato dos Bancários, entre outras organizações sindicais, centrais e movimentos sociais se encontraram na Praça da Democracia (Derby) em defesa dos direitos e contra os retrocessos. “Estamos em plena Campanha Nacional e vamos mostrar que a categoria está forte, nas ruas, e não aceita retirada de direitos”, destaca Suzineide Rodrigues.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi