19/07/2018

A CNFBNB ratifica posição contra reajuste da Camed



Os impactos da implementação da Resolução nº 23 – CGPAR na Camed foi tema da videoconferência realizada entre a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), no último dia 17 de julho. Ambas as entidades se posicionam contra a proposta de reajuste das contribuições que penaliza exclusivamente os associados.

De acordo com o Estatuto Social da Caixa de Assistência, qualquer elevação nas contribuições só poderá ser efetivada após consulta e aprovação do corpo de associados. Por esse motivo, as referidas entidades representativas dos trabalhadores irão propor à direção do Banco do Nordeste e da Camed sua realização. Caso não obtenham êxito, deverão ingressar com ação liminar na Justiça para suspender o reajuste anunciado de 1,5% para 2,5% da remuneração bruta de cada associado.

“Somos contra qualquer tipo de reajuste sem a devida negociação. É possível que o plano esteja enfrentando dificuldades, mas temos de negociar com base em números que demonstrem como está a saúde financeira da Camed”, afirma o secretário Intersindical  do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Rubens Nadiel. 

A CNFBNB também é contrária a qualquer contribuição retroativa, mesmo que a consulta ao corpo social exigida pelo Estatuto da Camed venha a aprovar algum percentual de aumento na contribuição dos associados.

Uma reunião específica para tratar sobre o reajuste será solicitada ao Banco do Nordeste. Entre as reivindicações que dizem respeito ao plano, os funcionários querem abrir a discussão para construção de um projeto amplo de gestão da Camed, que envolva a participação direta dos associados na Direção Executiva da Caixa de Assistência e não apenas no Conselho Deliberativo.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi