05/07/2018

Bancários mobilizam-se em defesa das empresas públicas


Os bancários de todo o Brasil participaram do 5 de julho - Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Empresas Públicas. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco levou a campanha, que alerta os bancários e a população sobre a ameaça de privatização, às agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste localizadas no Recife (PE).

A mobilização nacional fortalece os bancários para a segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que será realizada no dia 12 de julho. 

“Os bancos públicos são responsáveis pela implementação de políticas sociais que garantem à população casa própria, fortalecimento do micro e pequeno empresários e incentivo à agricultura familiar, entre outros. Onde tem empresas públicas fortes, o País se desenvolve e o povo cresce junto. Por isso, as bancárias e os bancários estão engajados nesta luta pela soberania brasileira”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Apesar do cenário adverso, a secretária- Geral do Sindicato, Sandra Trajano, comemorou a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que proíbe a venda de estatais sem o aval do Congresso Nacional. “De certa forma, esta decisão é um ganho para a nossa luta porque o que está colocado com todas as reformas é a retirada de direitos, o fim da CLT e a destruição das empresas públicas”, denuncia.

Durante as visitas, os dirigentes desmistificaram a ideia massificada pela grande mídia de que a corrupção e ineficiência marcam as empresas públicas. Além disso, reforçaram o papel desempenhado pelo Banco do Nordeste para o desenvolvimento regional, a inclusão social promovida pela Caixa e o protagonismo do BB na liberação de crédito para a agricultura familiar.

O ato realizado pelo Sindicato também ressaltou a importância de todas as empresas públicas, como Petrobras, Eletrobras, Correios, Embrapa e Casa da Moeda, entre outras.


Confira aqui as fotos do 5 de julho - Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Empresas Públicas

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi