30/05/2018

Bancários levantam bandeira de defesa dos bancos públicos em ato de petroleiros no Recife



Os bancários pernambucanos participaram nesta quarta-feira (30), na Praça do Derby, do Dia Nacional de Luta e Mobilização contra o aumento do preço do gás e do combustível. O ato também foi realizado em apoio à greve dos petroleiros, bem como em defesa das empresas públicas e da soberania nacional.


A mobilização também reivindicou a manutenção dos empregos, a retomada da produção das refinarias em plena carga, o fim das importações de derivados de petróleo, a luta contra as privatizações e contra o desmonte do Sistema Petrobras e a saída de Pedro Parente do comando da estatal.


Durante o protesto, a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, destaca a luta da categoria em defesa dos bancos públicos. Ela ressalta que a Caixa, Banco do Brasil, BNB e BNDES respondem por cerca de 56% dos recursos que chegam às mãos do povo brasileiro para o financiamento da casa própria, pagamento dos programas sociais e para crédito agrícola e estudantil.


“Não vamos permitir que a política golpista e ultraliberal do governo Temer acabe com os investimentos sociais e estruturais no País, demitindo milhares de bancários, precarizando as relações de trabalho, fechando agências e departamentos e assim empobrecendo milhares de cidades e seus habitantes com a falência do comércio local, gerando desemprego e miséria”, protesta.


 


De acordo com o coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro), Rogério Almeida, a união das categorias faz toda diferença na atual conjuntura de retrocessos dos vivenciada no País. 


Essa luta vem sendo construída com participação ativa do Sindicato dos Bancários, que também levanta a bandeira da permanência da Petrobras 100% pública, uma empresa do povo que é de fundamental importância ao desenvolvimento do Brasil”, afirma.


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi