23/05/2018

Nesta quinta-feira (24), bancários vão às ruas em defesa do Saúde Caixa



Para marcar o Dia de Luta em Defesa do Saúde Caixa, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará nesta quinta-feira (24), às 9h30, um ato público no prédio da Superintendência da Caixa Econômica Federal, localizado na Ilha do Leite, no Recife (PE).

Com o mote “Saúde Caixa: eu defendo”, a atividade objetiva alertar os empregados sobre os ataques que o plano de saúde vem sofrendo e mobilizar a categoria para defender seus direitos. A iniciativa faz parte da campanha nacional em defesa da política de assistência à saúde dos ativos e aposentados, que corre o risco de findar em razão das novas determinações do governo federal.

As resoluções publicadas pelo governo central e a recente alteração no Estatuto da Caixa propõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nessas despesas, à revelia do modelo de custeio previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que vigora até 31 agosto.

Hoje, 70% das despesas assistenciais são custeadas pela Caixa, mas o banco agora pretende adotar o novo limite. Como a inflação médica aumenta mais rapidamente que os índices usados na correção dos salários e dos benefícios previdenciários, e como a Caixa vem reduzindo seus quadros com sucessivos planos de demissão, em breve, o novo teto estipulado será atingido e os custos deverão recair sobre os usuários. “Não sem resistência! Não sem luta! Vamos às ruas e à mesa de negociação dispostos a fazer valer o direito à saúde que a Caixa vem tentando dar uma conotação de concessão e privilégio”, critica a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi