09/05/2018

Bancários dão show de democracia no primeiro dia de eleição



Os bancários pernambucanos estão dando um show de democracia no processo eleitoral para escolha da direção do Sindicato para o triênio 2018-2021, iniciado hoje (9). Filiados ativos e aposentados e de todas as regiões do Estado foram às urnas votar na chapa que melhor representa os interesses da categoria. Conforme os membros da Comissão Eleitoral, o pleito transcorreu na mais absoluta regularidade e prossegue amanhã (10), das 8h às 18h nas 48 urnas fixas e itinerantes.

A expectativa é alcançar o maior número de associados habilitados a votar. O percentual para eleição de uma das chapas candidatas é de 50% mais um, independentemente do quantitativo de votos válidos.




“Apesar de algumas intercorrências previsíveis e sanáveis, o processo transcorreu de modo tranquilo, lícito, seguro e transparente. As chapas indicaram seus mesários e a comissão indicou os coordenadores e as urnas foram liberadas. Os bancários estão valorizando a oportunidade de votar”, avalia o presidente da Comissão Eleitoral, Fernando Antônio.


A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, destaca a importância do pleito para a categoria.


“A eleição da direção do Sindicato é a síntese do processo democrático. Votar é um exercício de cidadania, por meio do qual se tem a oportunidade de escolher um projeto de sindicalismo e ao mesmo tempo corresponsabilizar-se por ele. Democracia é, sobretudo, participação”, declara Suzineide.




Para o funcionário do Banco do Brasil - Dantas Barreto, Habib Khedwe, o pleito está diretamente relacionado ao dia a dia dos bancários. “Os trabalhadores do setor financeiro sofrem muitas pressões do mercado, seja com a terceirização, seja com as ameaças de privatizações dos bancos públicos. Por isso, nós bancários precisamos nos unir, dar legitimidade e fortalecer o próprio Sindicato”, destaca.


“O Sindicato realiza o trabalho para a garantia dos nossos direitos, para o combate ao assédio moral e na questão da greve a entidade tem uma postura forte. Acho importante a gente participar da eleição, saber quem é que está por trás desse trabalho”, avalia Patrícia Paiva, funcionária do Santander Recife – Centro.




No Agreste pernambucano, o bancário da Caixa, Marco Antônio, da agência localizada no município de Bezerros, ressalta a realização do processo na sua região.


“Aqui no banco tudo ocorreu bem. A coleta dos votos aconteceu de forma rápida e respeitosa, diante dos mesários que acompanharam todo sistema. É muito importante quando esse processo passa pela nossa região, garantindo nossos direitos e nos dando a oportunidade da participar”, conclui Marco.


A apuração dos votos realiza-se nesta sexta-feira (11), a partir das 10h, no Círculo Militar do Recife. Além das partes envolvidas, todos os bancários podem acompanhar e a contagem de votos.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi