12/03/2018

Encontro do Dieese objetiva traçar estratégias de resistência para a classe trabalhadora



Nos dias 21 e 22 de março, os integrantes do Departamento Intersindical de Estudos Sócio- Econômicos (Dieese) estarão reunidos, em São Paulo (SP), para debater as estratégias de consolidação da entidade e ações de resistência da classe trabalhadora diante dos ataques em curso. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco participará da agenda com a finalidade de contribuir com seus objetivos propostos, bem como para obter novos subsídios para fortalecer a luta da categoria.


A reunião pretende discutir também as formas de superar a diminuição da receita da entidade por meio de campanhas de filiação e da otimização dos gastos internos. Uma campanha nacional de arrecadação aberta a não-associados já está disponível no site do Dieese (https://www.dieese.org.br/materialinstitucional/campanha.html).

Na avaliação do coordenador Regional do Dieese e diretor do Sindicato, Ronaldo Cordeiro, o departamento é fundamental para garantir avanços nas negociações com o setor patronal. “Precisamos de técnicos qualificados e informações confiáveis para sentarmos municiados à mesa de negociação com os banqueiros. A produção de dados e conteúdos produzidos pelo Dieese são imprescindíveis para manter os direitos e assegurar novas conquistas”, afirma.


Criado há mais de 60 anos, o Dieese é um patrimônio dos sindicatos a serviço da classe trabalhadora. Entretanto, após a aprovação da reforma trabalhista e o consequente fim do imposto sindical, o departamento deparou-se com projeções negativas. A estimativa é que haja uma redução de cerca de 21% na receita sindical. O instituo atua nas áreas de assessoria em negociação coletiva; Pesquisa e estudos relacionados ao mundo do trabalho; Educação e formação sindical; e Estudos em políticas públicas.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi