01/03/2018

Comando Nacional se reúne para debater Campanha Nacional 2018



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco participou da reunião do Comando Nacional dos Bancários nesta quarta-feira(28), realizada na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em São Paulo. Em pauta o balanço dos bancos, estratégia, calendário de luta, homologação, contribuição sindical e eleições corporativas.


Durante a reunião, foi debatido também o calendário de encontros de bancos estaduais, regionais e a terceira Conferência Nacional dos Financiários.


Conforme a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, a reunião apontou a complexidade da campanha de 2018. “Os banqueiros já estão descumprindo itens dos acordos coletivos de trabalho. Devemos, mais do que nunca, seguir unidos e fortalecidos para a mesa de negociação e para todos os enfrentamentos advindos da agenda reformista do governo central”, alertou.


Na oportunidade, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou os dados de emprego no sistema financeiro e sobre os balanços dos bancos com a finalidade de ajudar os dirigentes do Comando na mesa de negociação.


Em seguida, o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Mauri Sergio Martins de Souza, relatou a última reunião da Coordenação do Coletivo Jurídico da Contraf-CUT, realizada no dia 20 de fevereiro, que abordou dois pontos: o fim das homologações de rescisão contratual efetivadas pelas entidades sindicais e a contribuição sindical e financiamento sindical. O Comando Nacional vai orientar os sindicatos a debaterem com suas bases a sustentação necessária para manter uma estrutura sindical combativa e de luta.


"Quanto a homologação, vamos continuar a luta para que ela seja feita no Sindicato, que é a ferramenta de proteção do trabalhador. Orientamos as entidades para que acompanhe as rescisões onde elas aconteçam, que cataloguem os erros e suas frequências e repassem esses dados a Contraf-CUT”, afirmou Roberto von der Osten.


A próxima reunião do Comando Nacional dos Bancários será realizada no dia 20 de março, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi