23/02/2018

5ª edição do Curso de Paternidade acontece nesta sexta e sábado


Nesta sexta-feira (23), na sede do Sindicato dos Bancários, foi iniciada a 5ª edição do Curso “O Despertar da Paternidade: desejo, direito e compromisso”.


A presidenta da entidade, Suzineide Rodrigues, realizou a abertura do encontro, enfatizando a importância da ampliação da licença paternidade para que o pai possa vivenciar esse momento único dos primeiros dias de sua criança no mundo. O Curso terá continuidade neste sábado (24).


Após abertura, os diretores do Sindicato João Rufino, Fernando Batata e Rubens Batista deram continuidade ao Curso, palestrando para os bancários que se inscreveram para esta edição.


O secretários de Assuntos Intersindicais, Fernando Batata, reafirmou a importância da participação dos bancários, e futuros pais, em participarem desde Curso.


“A licença-paternidade é algo fundamental para que os pais possam participar, integralmente, dos primeiros dias com a mãe e a criança. A participação deste curso dá ao bancário o direito de usufruir de um período mais longo desse momento ímpar ”, comentou.



A licença-paternidade ampliada é uma conquista garantida na cláusula de número 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, incluída na Campanha Nacional 2016 e na Lei número 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016 e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.


Suzineide lembra que, “o bancário que quiser usufruir desta licença-paternidade ampliada deve solicitar ao banco, no prazo máximo de dois dias após o nascimento da criança, este benefício. Não deixando de apresentar a comprovação de participação do curso”.


Para que o Curso de Paternidade chegasse à 5ª edição, a Contraf-CUT realizou, em março de 2017, o curso de formação de multiplicadores sobre Paternidade Responsável, que, na ocasião, visou a esclarecer e formar os representantes dos trabalhadores sobre as políticas públicas para a primeira infância, abordando temas que buscam superar a divisão de papéis imposta por uma sociedade patriarcal, tirando o rótulo de que as mulheres são responsáveis pela casa e pelos filhos.


Mais de 70 bancários já foram beneficiados pela licença-paternidade ampliada. Os que residem no Interior do Estado também são contemplados pela versão on-line da formação.


Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi