23/02/2018

Votação da Comissão Eleitoral é marcada pela transparência e tranquilidade


A transparência, a tranquilidade e o espírito democrático marcaram durante todo o dia de hoje o processo de votação da Comissão Eleitoral que deverá coordenar a eleição da direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, neste ano de 2018.


Após a abertura da assembleia, as urnas itinerantes percorreram agências de bancos públicos e privados no Recife, enquanto as fixas foram instaladas nas dependências da entidade.


A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, acompanhou toda a programação eleitoral e ressaltou a importância da participação dos bancários no processo. “A entidade seguiu rigorosamente todas as normas para garantir que o trâmite eleitoral se cumprisse dentro da legalidade e com total transparência. Essa eleição de hoje é a primeira etapa de um exercício de cidadania que se encerra com o pleito da direção do Sindicato. É bonito de ver a expressão do bancário e da bancaria quando deposita seu voto na urna, fazendo valer a democracia”, avaliou.




Dentro do período previsto no Edital para inscrição e com toda a divulgação dos prazos e critérios, apenas uma chapa se inscreveu para participar do processo. A Comissão Eleitoral tem como atribuições convocar, coordenar e conduzir todo o processo eleitoral. Cabe a ela, por exemplo, marcar a data da eleição, validar as chapas que podem disputar a eleição e proclamar o vencedor, bem como julgar os recursos requeridos pelos bancários durante o processo eleitoral.


A eleitora e bancária do Bradesco da Rua do Imperador, Flávia Macena, elogiou o processo eleitoral.

“Aguardei para votar e pude observar que tudo estava acontecendo com tranquilidade e imparcialidade. Procurei um dos mesários e contribuí com meu voto. A seriedade como estava sendo conduzida a votação demonstra que a Comissão Eleitoral que vai ser eleita coordenará a eleição de maneira correta”, comentou.




Já a mesária responsável pela urna que seguiu para o Banco do Brasil – Rio Branco, Clara Medeiros, atentou para positiva recepção dos bancários.


“Quando circulamos com as urnas dentro desta agência, todos os filiados ao Sindicato foram muito receptivos diante da abordagem. Foi um processo rápido, tranquilo e participativo”, disse.




O processo eleitoral, que teve início às 9h, segue na sede do Sindicato até as 20h. A votação, realizada por meio das urnas itinerantes, terminou às 18h. A homologação do resultado está prevista para ocorrer ainda hoje.


Conforme o Estatuto da entidade, a Comissão Eleitoral é composta por três membros efetivos e três suplentes, que não sejam integrantes do sistema diretivo do Sindicato ou candidatos ao mesmo. A única chapa inscrita apresenta como membros efetivos Fernando Antônio Gonçalves, Maria Auxiliadora e Manoel Henrique da Silva; e como suplentes Ademildo Cavalcanti, Maria José Nogueira e Rosa Maria Bezerra.






Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Adeílton Filho e Epaminondas Neto • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi