21/02/2018

Sindicato contrata auditoria externa para garantir transparência nas contas e eficiência na gestão



Para garantir ainda mais transparência e analisar os procedimentos administrativo-financeiros, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco contratou a Guimarães Auditores para realizar uma auditoria externa. A medida vai possibilitar melhoria nas práticas de gestão e aumento de transparência e confiança perante os associados; tomada de decisão baseada em dados e processos validados por meio de melhores práticas por terceiros; identificação de oportunidades de melhoria nos processos, procedimentos, controles internos e sistemas e; reconhecimento de possíveis riscos para entidade.

Após seleção, que foi realizada de forma isenta pela assessoria contábil da instituição e que avaliou as três propostas enviadas, a empresa foi contratada por apresentar o menor custo,  além de possuir registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde 1995, o que lhe confere ilibada reputação para atuar nesse mercado. Inclusive, o integrante de sua direção, Arnaldo Guimarães, foi por dois mandatos presidente da 2ª Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

A auditoria é um processo de exame sistemático e cuidadoso relativo às atividades desenvolvidas pelo Sindicato com o objetivo de verificar se elas estão sendo executadas de acordo com o que foi estabelecido no planejamento e no plano orçamentário da entidade, se foram implementadas de forma eficaz e se estão em conformidade com o cumprimento dos objetivos e prioridades estabelecidas.

A inspeção pode ser classificada como interna ou externa.  Na interna, se designa um funcionário da própria instituição para acrescentar valor e melhorar seus processos. Já na auditoria externa, como a contratada pelo sindicato, um auditor independente é contratado, sem vínculo empregatício, para analisar os processos da empresa e emitir uma opinião sobre o que foi avaliado.

Já foi iniciada desde janeiro deste ano a análise autônoma das contas referentes aos anos de 2016 e 2017. Posteriormente, a verificação vai retroagir às gestões anteriores. O relatório com as conclusões da auditoria estará disponível para os associados já neste primeiro semestre.

“A contratação de uma auditoria é um grande passo em direção à otimização da gestão da entidade no sentido do sucesso das ações, da potencialização dos recursos financeiros e da redução de riscos. Por outro lado, também serve para dirimir acusações infundadas com intenções eleitoreiras.  O objetivo é melhorar ainda mais a sustentabilidade institucional para enfrentarmos com mais segurança os desafios postos pela atual conjuntura que ameaçam as conquistas da classe trabalhadora. Seguiremos firmes na luta contra a privatização dos bancos públicos, em defesa do emprego dos bancários e contra as reformas ultraliberais”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.  

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi