20/02/2018

Funcionários do Banco do Nordeste definem estratégias para assegurar direitos na mesa de negociação



A Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (CN-BNB) realiza reunião, nesta terça- feira (20), para assegurar suas pautas após resultado da mesa de negociação que aconteceu ontem, na sede do banco, no município de Passaré (CE). A agenda prossegue durante todo o dia hoje para definição das estratégias de atuação. 

Na reunião desta segunda-feira (19) com a direção do banco, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco reivindicou, entre outros pontos, a divulgação do resultado dos lucros do BNB, a convocação de concursados e as melhorias no sistema de ponto eletrônico dos funcionários.

Além dos bancários pernambucanos, estiveram presentes dirigentes do Ceará, da Paraíba, de Alagoas e do Piauí, além do diretor de Administração do BNB, Cláudio Freire.

De acordo com o diretor do Sindicato e membro do CN-BNB, Rubens Nadiel, a minuta do acordo de ponto eletrônico ainda será apresentada pelo banco e posteriormente será validade pela categoria em assembleia. 

“As mudanças negociadas até o momento prevêm o abono de até dois dias durante o mês, desde que o funcionário tenha um saldo de horas positivo e mediante um acordo com o gestor. Também está prevista a extensão do intervalo de 15 minutos, que poderá ser ampliado para até 1h, desde que compensado”, esclarece Nadiel.

Outro questionamento levado à Direção do BNB refere-se a demora para divulgação do resultado dos lucros do banco, que por consequência atrasa o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “A direção do banco nos informou que realizará uma apresentação dos números, detalhando todos os cálculos, e que irá nos surpreender. Esperamos que positivamente. O prazo para o BNB divulgar os valores termina em meados de abril”, disse. 

Sobre o desconto do dia Greve Geral, realizada em abril de 2017, o diretor do banco assumiu o compromisso de rever os reflexos da falta e negociar para que seja paga com horas trabalhadas. Ele também garantiu que vai estudar a possibilidade de convocar mais concursados. “O nosso quadro de funcionários foi reduzido e o atendimento nas agências foi precarizado. Chamaram 68 concursados, mas esse número não é suficiente para compensar os impactos da reestruturação”, concluiu.

A próxima reunião com a Direção Regional do BNB está marcada para o dia 6 de abril deste ano.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi