06/02/2018

Sindicato denuncia precarização das condições de trabalho na Caixa e no BB

Os ataques às conquistas dos empregados da Caixa Econômica Federal e dos funcionários do Banco do Brasil (BB) foram pautas das reuniões realizadas pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, nesta terça-feira (6), em agências dos referidos bancos públicos, localizadas no Recife e Região Metropolitana.




Os riscos do deficit "contencioso" da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e a tentativa de desmonte do Saúde Caixa também foram debatidos na ocasião.


A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, visitou a agência da Caixa Shopping Recife, onde teceu críticas ao processo de desestruturação do banco 100% público. “Uma das táticas para desmontar bancos públicos é massacrar seus empregados até que eles peçam para sair. Estamos aqui hoje para dizer que nosso sindicato é de luta e que não será fácil nos vencer”, afirmou. Na oportunidade, criticou o novo bônus gerencial da Caixa. “O resultado disso será o aumento da prática de assédio moral e de constrangimento nas agências. Defendemos a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e bônus para todos”, alertou.


Também participaram da reunião na Caixa o secretário de Assuntos Jurídicos, João Rufino, e as diretoras Terezinha Santiago e Alzira Cavalcanti.


Nas agências do BB de Abreu e Lima e Camaragibe, onde as reuniões foram mediadas pelo diretor do Sindicato, Cléber Rocha, e pela secretária-Geral, Sandra Trajano, respectivamente, o debate girou em torno das mudanças na Cassi em decorrência da Resolução nº 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR).


A norma foi publicada pelo Ministério do Planejamento no dia 26 de janeiro deste ano e reduz a participação das empresas públicas no custeio dos planos de saúde de seus funcionários. “O Sindicato estuda o uso de mecanismos para assegurar os direitos da categoria. Mas, todas elas passam necessariamente pelo engajamento da categoria”, concluiu.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto e Adeílton Filho • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi