03/10/2017

Suposto sindicato dos bancários divulga informação falsa de filiação obrigatória


Após receber denúncias de bancários que alegaram ter sofrido pressão para filiar-se ao sindicato dos bancários de Jaboatão dos Guararapes(PE), a direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco visitou nove agências de bancos públicos e privados daquela cidade, nesta terça-feira (3). O objetivo da visita foi esclarecer os trabalhadores que a filiação não é obrigatória em nenhuma hipótese. 


Na ocasião, também foi denunciada a fundação da referida “entidade” em âmbito municipal sem devida aprovação em assembleia da categoria.


De acordo com a secretária-Geral do Sindicato, Sandra Trajano, a existência de sindicatos em nível municipal é permitida pela lei, desde que sua criação seja aprovada em assembleia, o que não ocorreu neste caso. “A fundação desse sindicato é uma fraude, porque a assembleia não existiu. Nós fomos lá, com mais de 70 bancários para votar contra a proposta de criação. Mas, nos deparamos com leões de chácara que impediram a participação da categoria. Tudo está devidamente registrado e entramos com uma ação judicial para anular a carta sindical concedida para eles”, denunciou.


Na oportunidade das visitas, os dirigentes repassaram informes sobre a Campanha Nacional e fizeram um alerta sobre os impactos da reforma trabalhista. “Enquanto os representantes do sindicato de Jaboatão estão aqui distribuindo brindes, nós atuamos em defesa dos direitos conquistados da categoria”, ressaltou o diretor Luiz Henrique, após ver integrantes do sindicato municipal, questionado judicialmente, fazendo ação de caráter assistencialista.


O Sindicato dos Bancários de Pernambuco representa mais de 7,3 mil filiados no Estado. A entidade oferece ampla estrutura aos seus associados, com sede no Recife, subsedes em Arcoverde e Salgueiro. Em suas instalações presta atendimento nas áreas jurídica e de saúde do trabalhador. A instituição possui ainda com Clube de Campo que conta com três piscinas, quadras esportivas, salão de festas, restaurantes e chalés e outros e espaços de lazer. 


“Somos um Sindicato que completa 86 anos de luta. Já conseguimos, por exemplo, reintegrar mais de 40 bancários só neste ano e mais de 80 no ano passado. Somos nós que sentamos à mesa de negociação com os banqueiros para defender os bancários. Esse sindicato criado está longe de ser combativo como o nosso. Aliás, o presidente desse sindicato não é nem desta base, ele trabalha em Vitória de Santo Antão”, conclui o diretor Cléber Rocha.



Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretária de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Adeílton Filho e Epaminondas Neto • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi