25/08/2017

III Curso Despertar da Paternidade tem início nesta sexta-feira (25)



A terceira edição do Curso Despertar da Paternidade: desejo, direito e compromisso teve início nesta sexta-feira (25), no Sindicato dos Bancários de Pernambuco. 16 trabalhadores se inscreveram para a atividade, que segue até amanhã (26). A formação é condição para o acesso à ampliação da licença paternidade de cinco para 20 dias. Para garantir o benefício, o empregado deve requerê-lo ao banco no prazo máximo de dois dias após o nascimento da criança e comprovar a participação no programa.

 

O funcionário do Bradesco, Tiago Bispo, é um dos participantes da terceira temporada do curso. Ele aguarda ansiosamente a chegada do seu primeiro filho, Tiago Henrique, e comemora a possibilidade de ter mais tempo com o bebê. “Fico feliz em saber que terei mais dias para aproveitar essa fase maravilhosa e única. Tenho consciência de que terei que abrir mão de muitas coisas para estar ao lado da minha esposa e também sei das minhas responsabilidades enquanto pai, mas é sempre bom aprender mais sobre todo esse processo que é novo para mim. Acredito que filhos são uma renovação, e eu estou muito animado”, declarou. 

 

Durante o curso, são discutidos temas como a co-responsabilidade. “O nosso objetivo aqui é mexer com a cabeça, quebrar paradigmas e mostrar uma nova realidade aos futuros pais. Queremos mais do que prepará-los para os cuidados com o bebê, o intuito é provocar o debate da importância do papel deles na formação da consciência de seus filhos para uma sociedade mais justa, igualitária, com responsabilidades compartilhadas e consequentemente melhor para todas e todos”, esclareceu a secretária-Geral da Sindicato, Sandra Trajano.  


 


A conquista da licença-paternidade estendida está garantida na cláusula de número 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, incluída na Campanha Nacional 2016 e na Lei 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016 e sancionada pela presidenta Dilma. Ela está atrelada à renovação pelo governo federal do programa Empresa Cidadã – responsável pela renúncia fiscal dos dias a mais nessas licenças. O Sindicato tem sido atuante na defesa do benefício.

 

“Estamos sempre atentos à execução desse direito dentro dos bancos. Queremos garantir que o homem possa ter mais tempo com seu filho(a) e com sua parceira, sem se sentir ameaçado no emprego. Por isso, pedimos que qualquer tipo resistência ou assédio por parte das empresas sejam reportados ao Sindicato. Assim, intercederemos em defesa dos trabalhadores”, informou o secretário de Assuntos Jurídicos da entidade, João Rufino.


Para se inscrever no curso, os interessados devem entrar em contato com o Sindicato por meio de telefone (81.3316-4204) ou pelo endereço eletrônico (presidencia@bancariospe.org.brmanoella@bancariospe.org.br). Os associados têm prioridade na matrícula e gratuidade total. 


 

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretária de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Adeílton Filho e Epaminondas Neto • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Ingrid Elihimas • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi