11/08/2017

Abertas inscrições para III curso de paternidade



Neste mês de agosto, quando se comemora o Dia dos Pais, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco abre inscrições para “III Curso Despertar da Paternidade: desejo, direito e compromisso”, que será realizado nos próximos dias 25 e 26 de agosto.


As vagas são limitadas e a participação no curso é condição para o usufruto do direito à licença-paternidade.


Ser pai não é apenas assumir o papel de provedor da família. Este foi o principal aprendizado que o bancário Jhony Cleyton do Nascimento, 25 anos, levou para a sua vida após participar do curso do primeiro curso de paternidade responsável oferecido pela entidade.


Funcionário do Bradesco há quatro anos, sua rotina mudou com a chegada de João Miguel, seu primeiro filho. Acordar de madrugada, cuidar do bebê enquanto a mãe descansa, arrumar a casa, lavar roupa e fazer comida são algumas das atribuições assimiladas pelo bancário.


"A gente só aprende a ser pai no dia a dia, mas o curso de paternidade modificou a minha forma de pensar e agir. Assim como muitos homens, eu acreditava que porque trabalho fora e a minha mulher fica em casa com nosso filho eu tinha o direito de descansar quando chegasse. Mas, agora, entendo que ela realiza milhares de serviços em casa, muitas vezes mais pesados que os meus. Então, quando volto do trabalho procuro ajudar o máximo possível", afirma.


O bancário Jhony integrou a primeira turma do curso de paternidade, oferecida em março deste ano, pelo Sindicato. Como o filho nasceu em janeiro, ele não teve direito à licença-paternidade ampliada. Mas, em acordo com a empresa, conseguiu garantir 15 dias de afastamento do serviço quando terminou o curso e seu filho estava com quatro meses.


Para assegurar o benefício, o empregado deve requerê-lo ao banco no prazo máximo de dois dias após o nascimento da criança e comprovar a participação no programa de paternidade. “A licença-paternidade ampliada é um direito sobre o qual o bancário não deve abrir mão. Em caso de pressão por parte da empresa, o Sindicato está a postos para interceder. Caso não surta resultado, buscamos as soluções judiciais cabíveis”, garante a presidenta da entidade, Suzineide Rodrigues.


Para se inscrever, os interessados em fazer o curso devem entrar em contato com a entidade sindical por meio de telefone (81.3316-4204) ou por meio do endereço eletrônico

(presidencia@bancariospe.org.br, manoella@bancariospe.org.br). Os associados têm prioridade na matrícula e gratuidade total.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretária de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Adeílton Filho e Epaminondas Neto • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi