23/03/2011

Último dia para votar nas eleições para delegado sindical

Terminam nesta sexta-feira, dia 25, as eleições que vão escolher os novos delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa e BNB. A secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Daniella Almeida, explica que o objetivo do delegado, também conhecido como representante sindical de base, é fazer a mediação entre o Sindicato e os funcionários da agência ou departamento do banco.

“Ele é responsável por passar aos funcionários as informações sobre negociações, reuniões e estratégias de luta do Sindicato. Além disso, ele deve convocar os colegas para participar das assembleias, plenárias e outras atividades da categoria. O delegado sindical também é responsável por trazer as informações, reclamações e problemas dos bancários para o Sindicato. Como ele continua no local de trabalho e conhece bem o dia a dia da unidade, o delegado sindical deve trazer as demandas dos bancários para que o Sindicato possa lutar para resolver os problemas", detalha Daniella.

Nas eleições de agora, os bancários da Caixa elegem 1 para cada 100 empregados. No BNB, a eleição será de 1 para cada 50 funcionários. Nos dois bancos está garantida a eleição de no mínimo um representante por unidade. No BB a proporção é de 1 para 80 e a eleição será por grupo de agências.

Os bancários votam na própria unidade, por meio de urnas fixas ou itinerantes que percorrerão os locais de trabalho onde há candidatos.

Exemplo de organização – A eleição de delegados sindicais nos bancos públicos foi uma importante conquista dos bancários no início dos anos de 1990, após muita luta e pressão. O Sindicato continua lutando para estender a conquista aos bancos privados.

“A organização dos bancários é referência no movimento sindical brasileiro. Nosso Sindicato se pauta, sempre, pelos bancários da base. E os delegados sindicais são a raiz de tudo. Na prática eles representam os colegas da agência ou departamento dos bancos e devem conversar, fomentar o debate, lançar o olhar sobre os problemas da unidade e trazer para a diretoria do Sindicato os anseios dos bancários", detalha Daniella.

Os candidatos à função de delegado sindical devem ter consciência da importância do seu papel e do exercício efetivo de suas atribuições. O objetivo do bancário deve ser o de contribuir para a organização da luta coletiva nos locais de trabalho. Em muitas agências não há dirigente sindical, por isso o delegado assume uma importância ainda maior.

Ao delegado compete estreitar o relacionamento com seus colegas, discutindo individualmente e coletivamente assuntos pertinentes ao trabalho e organizando as reivindicações, críticas e sugestões que visem melhorar as condições de trabalho assim como as atividades que são promovidas pela categoria.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi