27/03/2011

Sindicato garante mais uma vitória na Justiça contra a 7ª e 8ª horas no BB

Os assistentes de negócios do Banco do Brasil conseguiram nesta sexta, 25 de março, sua primeira vitória contra a sétima e oitava horas. A sentença, expedida pelo juiz André Luiz Machado, da 11ª Vara do Trabalho, não apenas reconhece a legitimidade do Sindicato dos Bancários para substituir os trabalhadores na ação, como também proclama que o cargo em questão não se trata de função de confiança, mas de função técnica. Portanto, a jornada devida é a mesma da categoria: seis horas.

Diz a sentença: "(...) para que um cargo seja considerado de confiança e se enquadre na norma de exceção mencionada anteriormente, é necessária a configuração simultânea dos seguintes requisitos: o pagamento de gratificação 1/3 superior à remuneração do cargo efetivo e o exercício de atribuições que realmente demandam fidúcia especial por parte do empregador". Diante do exposto, o juiz decide reconhecer "a nulidade da alteração de jornada promovida pelo banco a partir do momento em que os autores passaram a exercer a função de assistente de Unidade de Apoio, considerando extras as horas trabalhadas além da sexta hora diária".

Segundo a advogada Keyla Freire, do escritório Lapenda e Freire Advogados e Associados, responsável pelo processo, a ação ainda é passível de recurso. "Mas é uma grande vitória, até porque trata-se de uma ação na qual o Sindicato está representando 105 pessoas", informa o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Alan Patrício.

Trata-se do processo mais recente movido através do Sindicato para cumprimento da jornada de seis horas no Banco do Brasil. A ação dos assistentes de negócios deu entrada em setembro do ano passado. Há outras oito ações que já obtiveram vitórias, algumas já em fase de cálculo ou execução. Os analistas pleno, por exemplo, já receberam o pagamento dos valores incontroversos, ou seja, valores que o banco não questiona.

Também houve sentenças favoráveis para os operadores financeiros júnior, analistas júnior, auxiliares técnicos, analistas de conformidade júnior, analistas de engenharia e arquitetura, gerentes de contas e gerentes de setor unidade de apoio.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi