29/11/2016

Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza protesto contra reestruturação do BB



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou nesta terça-feira (29) uma ação de protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, paralisando cinco das sete agências que serão fechadas no Estado. A atividade recebeu o apoio dos trabalhadores das unidades envolvidas.

As agências do Banco do Brasil do Shopping Rio Mar, Pina, Ponde dos Carvalhos, Peixinhos e Derby permaneceram fechadas em protesto até às 14h. Das sete unidades que serão fechadas em definitivo pelo BB, apenas as agências do Shopping Boa Vista e a Guararapes não paralisaram hoje, pois essas já haviam iniciado o processo de transformação em escritório virtual antes do anúncio da reestruturação.

De acordo com a secretária geral do Sindicato, Sandra Trajano, a paralisação foi pactuada com o corpo funcional das unidades. "Fechamos as agências em protesto contra a forma como o Banco do Brasil colocou essa reestruturação, sem respeito com o corpo funcional e com as entidades sindicais", afirma. 

A reestruturação do Banco do Brasil foi anunciada pela direção nacional da entidade financeira em pleno domingo (20/11), através da mídia, sem diálogo prévio com o movimento sindical ou com os funcionários. 

De acordo como o comunicado divulgado pelo BB, cerca de 9.300 postos de trabalho poderão ser extintos com a adesão ao Plano de Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (Peai). O número de funcionários que se enquadram nas regras propostas para a aposentadoria chega a 18 mil trabalhadores. 

"O fechamento dessas agências também será prejudicial para os clientes, pois a redução do quadro de funcionários resultará na precarização do atendimento", avalia a dirigente sindical.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi