12/01/2016

No aniversário da Caixa, bancários protestam em defesa do banco e por mais contratações


Nesta terça-feira, dia 12, a Caixa completou 155 anos. Para comemorar o aniversário, o Sindicato realizou um ato na agência Teatro Marrocos, no centro do Recife, em defesa da Caixa 100% Pública. Além do Recife, houve mobilizações em todo o país contra o PLS 555, que ataca as empresas públicas, e por mais contratações na Caixa.

A Caixa foi criada, em 1861, para receber depósitos de escravos em busca de alforria, de pequenos comerciantes e de brasileiros de baixa renda. A função social continua sendo uma marca da atuação da Caixa, mas tem sido gravemente ameaçada.

“Neste aniversário, os maiores presentes para a sociedade brasileira seriam o arquivamento PLS 555 e a contratação de mais empregados para o banco”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

O Projeto de Lei do Senado 555 propõe a transformação de todas as empresas públicas brasileiras em sociedades anônimas. “Trata-se da volta da onda privativista, que nos assombrou nos anos 1990. Já conseguimos barrá-la uma vez. Com muita luta, conseguiremos manter a Caixa 100% pública e defender as demais empresas estatais do país”, completa a secretária de Finanças do Sindicato, Jaqueline Mello, que é empregada da Caixa.


>> Confira a galeria de fotos do protesto

O protesto –
No ato desta terça, os diretores do Sindicato também conversaram com bancários e clientes sobre a necessidade da contratação de mais empregados. “Para fortalecer a Caixa, isso é essencial. No ano passado, três mil empregados saíram do banco por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria e não houve novas contratações. Enquanto isso, trinta mil aprovados no último concurso aguardam convocação e os empregados da ativa sofrem com a sobrecarga de trabalho”, explica Suzineide.

Além disso, os diretores convidaram os bancários para luta neste ano, cantaram parabéns para a Caixa e distribuíram bolinhos de bacia, por ser um bolo popular e tipicamente brasileiro como a empresa.

“A Caixa é patrimônio do povo brasileiro e sempre teve um papel primordial na melhoria das condições de vida, principalmente dos que possuem baixa renda. E isso só é possível por ela ser um banco 100% público”, ressalta Jaqueline.

O ato de comemoração do aniversário da Caixa foi apenas o primeiro de muitos que o Sindicato realizará neste ano em defesa do banco 100% público e de melhores condições de trabalho e de atendimento.

Nacional O aniversário da Caixa foi marcado por protestos em todo o país, sendo o principal deles em frente à matriz da instituição financeira, em Brasília, com a participação de representantes de diversos sindicatos de bancários da CUT e outras centrais sindicais.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretária de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Adeílton Filho e Epaminondas Neto • Jornalista Responsável: Micheline Américo  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Coordenação, Supervisão e Produção de audiovisual: Tempus Comunicação •  Programação Visual: Bruno Lombardi