28/06/2011

Gestão paritária na Funcef traz crescimento acima da média desde 2003

Fundos de pensão, como a Funcef, que adotaram a gestão paritária em todas as instâncias de decisão, apresentaram crescimento exponencial em seu patrimônio, segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

Os dados divulgados pela Abrapp revelam que a Funcef, por exemplo, foi um dos fundos de pensão que mais cresceu no país nos últimos oito anos. Nesse caso, a elevação do conjunto de bens da Fundação chegou a 327,8%, entre dezembro de 2002 e novembro de 2010. Desde 2003, no entanto, a Funcef vem crescendo a uma taxa bem superior à da média das entidades filiadas à Abrapp.

O crescimento do patrimônio acima da média da Funcef é uma prova de que a gestão paritária deu certo, caracterizando-se como uma conquista da luta do movimento nacional dos empregados da Caixa.

Para Fabiana Matheus, conselheira deliberativa eleita da Funcef e diretora de Administração e Finanças da Fenae, a paridade na gestão da Funcef é um dos principais alicerces do Novo Plano de benefícios e representa mais controle, mais transparência e mais fiscalização, permitindo assim que alternativas sejam criadas para melhor atender aos interesses dos associados da Fundação.

Na Funcef, segundo Fabiana, a gestão paritária está ligada à trajetória de luta dos empregados da Caixa e registra uma importante conquista na busca coletiva por uma aposentadoria digna. Ela diz que, nesse particular, os mecanismos estabelecidos dão forte consistência ao processo de democratização da Fundação.

Entre os avanços alcançados, destacam-se a paridade na composição da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, além da criação de quatro comitês de assessoramento técnico: Benefícios, Ética, Investimentos e Qualidade das Informações Contábeis e de Auditoria. Esses comitês também contam com a participação de representantes eleitos pelos associados.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi