27/06/2011

Novo coordenador-geral marca 90ª reunião da CCASP para dia 6 de julho

A Polícia Federal marcou para o dia 6 de julho (quarta-feira), às 9 horas, a 90ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), em Brasília. Estarão em julgamento novos processos movidos contra bancos, empresas de vigilância e transporte de valores e centros de formação de vigilantes, em razão do descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e das normas de segurança. A reunião foi agendada pelo novo coordenador-geral da CCASP, delegado Clyton Eustásquio Xavier, que foi nomeado para o lugar do delegado Adelar Anderle.

Essa será a segunda reunião da CCASP em 2011. Na primeira, ocorrida no dia 30 de março, a Caixa Econômica Federal, o HSBC, o Santander, o Itaú Unibanco, o Bradesco e o Banco do Brasil foram multados em R$ 1,173 milhão. Dentre as principais irregularidades, destacaram-se o funcionamento das agências com plano de segurança vencido, número insuficiente de vigilantes, utilização irregular de bancários para fazer transporte de valores e alarme inoperante.

"Essas multas revelam que falta responsabilidade social aos bancos, pois, apesar de seus lucros bilionários, não investem o suficiente na proteção da vida de trabalhadores e clientes e melhoria das condições de segurança dos estabelecimentos, descumprindo leis de segurança e não priorizando medidas para eliminar riscos e prevenir assaltos", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

A CCASP é um fórum tripartite e conta com representantes do governo e entidades dos trabalhadores (bancários e vigilantes) e dos empresários (bancos, empresas de segurança, transporte de valores e centros de formação de vigilantes). A Contraf-CUT representa os bancários. As reuniões ocorrem, em média, a cada três meses, onde são julgados os processos abertos pela fiscalização das delegacias estaduais da Polícia Federal.

Reunião - Na véspera da 90ª reunião da CCASP, a Contraf-CUT reúne os representantes das federações que integram o Coletivo Nacional de Segurança Bancária. O encontro ocorre no dia 5 de julho (terça-feira), às 14 horas, nas dependências do Sindicato dos Bancários de Brasília (EQS 314/315 - Bloco A - Asa Sul).

"Vamos analisar os processos que estarão em julgamento e discutir outros assuntos, como o combate ao crime de saidinha de banco, o andamento da Mesa Temática de Segurança Bancária e as propostas de segurança para as conferências regionais em preparação à Campanha Nacional dos Bancários 2011", destaca Ademir.

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi