06/08/2014

Supervisores de atendimento do BB têm até o dia 29 para participar da ação pelo pagamento das 7ª e 8ª horas

O Sindicato resolveu prorrogar, até 29 de agosto, o prazo para os bancários que tiverem interesse de participar da ação contra o Banco do Brasil para solicitar o pagamento das 7ª e 8ª horas entregarem os documentos ao Departamento Jurídico. O Sindicato ingressará com ação em nome dos bancários que possuem, ou possuíram, a comissão de “supervisor de atendimento”.

A prorrogação do prazo ocorrerá devido ao interesse que vários bancários ainda têm demonstrando em ingressar com a ação. Os documentos necessários para participar da ação são: o histórico de função e os 12 últimos contracheques na função.

É uma prática recorrente das instituições bancárias tentar burlar a legislação trabalhista, que determina a jornada especial de seis horas para os bancários. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Justiniano Júnior, os bancos costumam criar funções de confiança fictícias para evitar o pagamento de horas extras.

De acordo com a advogada Keila Freire do escritório “Lapenda e Freire Advogados”, que presta serviço para o Sindicato, as ações dessa natureza têm tido sucesso em cerca de 85% dos processos ajuizados, principalmente nos casos de substituição processual dos bancários pelo Sindicato.

Recentemente, o Sindicato Sindicato ganhou mais uma ação pelo pagamento das 7ª e 8ª horas. A Justiça determinou que a Caixa pague horas extras aos bancários que exercem a função de tesoureiros e têm a jornada estendida, habitualmente, em duas horas. A decisão beneficia 27 bancários em Pernambuco (leia aqui).   

Compartilhe no
Notícias relacionadas...

Outras notícias...

Expediente:
Presidenta: Suzineide Rodrigues • Secretário de Comunicação: Epaminondas Neto • Conselho Editorial: Suzineide Rodrigues, Epaminondas Neto, Josenildo Santos, Beatriz Albuquerque e Expedito Solaney • Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Programação Visual: Bruno Lombardi