Twitter FaceBook Orkut Contraf CUT
COMUNICAÇÃO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/08/2013
Sindicato reintegra bancário demitido pelo Santander após 28 anos de serviço

Nesta quarta-feira, dia 31, mais um bancário demitido ilegalmente pelo Santander, em dezembro do ano passado, foi reintegrado ao quadro de funcionários do banco espanhol. Por determinação judicial, Leandro Antunes Bezerra foi reintegrado na agência Cais do Apolo, no Bairro do Recife, com a presença do secretário de Saúde do Sindicato, Wellington Trindade, e do secretário do Ramo Financeiro da entidade, Flávio Coelho.

Dos 46 anos de idade, 28 Leandro dedicou ao banco. Começou em dezembro de 1984, aos 16 anos, como continuo, no extinto Banco do Estado de Pernambuco, o Bandepe. Foi escriturário, caixa, coordenador, tesoureiro e chefe de serviço. Em dezembro do ano passado, exercia a função de gerente administrativo na agência Imbiribeira do Santander quando foi surpreendido com sua demissão.

"A sensação que fica é que o banco sugou tudo que eu podia dar para depois me descartar como se eu fosse uma coisa qualquer. Se eu fosse tão mal funcionário a ponto de ser descartado dessa forma, não duraria 28 anos no banco como durei”, desabafa Leandro.

>> Ouça entrevista com Leandro na Rádio dos Bancários

Portador de Ler/Dort há mais de 15 anos, o bancário já havia se afastado de suas funções por várias vezes em consequência das doenças ocupacionais e, desde 2008, estava em tratamento de saúde. Entretanto, o banco nunca havia emitido a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Após ser dispensado pelo Santander, Leandro chegou ao Sindicato com queixas de dores nos membros superiores, o que levou a entidade a não homologar a sua demissão. O bancário foi orientado a procurar assistência médica e realizar exames, que reafirmaram as lesões. O Sindicato preencheu a CAT e o encaminhou ao INSS, que reconheceu o acidente de trabalho e o colocou em licença para tratamento de saúde.

Mesmo reintegrado nesta quarta-feira, Leandro continua afastado pelo INSS até o dia 28 deste mês quanto está agendada uma nova perícia médica.

Vitória contra as demissões de dezembro - “Essa reintegração é mais uma vitória da Sindicato contra as demissões em massa feitas pelo Santander em dezembro. Já reintegramos mais de trinta dos sessenta bancários dispensados. Entretanto, essa luta continua. Ainda temos mais bancários que, assim como Leandro, foram demitidos com doenças ocupacionais causadas justamente pelo Santander. Temos a convicção de que muitos deles serão reintegrados", diz o secretário de Saúde do Sindicato, Wellington Trindade.

Ao todo, o Santander demitiu 1.280 empregados em todo o país, em dezembro, cerca de 60 em Pernambuco. A dispensa imotivada, em tal volume e às vésperas do Natal, mobilizou os trabalhadores, os sindicatos e a Contraf-CUT. Além de protestos e manifestações, buscou-se a mediação do Ministério Público do Trabalho, no plano regional e em quatro reuniões sucessivas, em Brasília. O MPT reconheceu a caracterização de demissão em massa, a partir de estudo do Dieese apresentado pela Contraf, federações e sindicatos.

Fonte: Wellington Correia - Seec PE
Criado por: Fábio Jammal e Postado em: 1/8/2013 20:00:34
Compartilhe:
 

Expediente
Presidenta: Jaqueline Mello • Secretária de Comunicação: Anabele Silva • Conselho Editorial: Jaqueline Mello, Anabele Silva, Geraldo Times e João Rufino • Jornalista Responsável: Fábio Jammal Makhoul Redação: Camila Lima, Fabiana Coelho, Fábio Jammal Makhoul e Wellington Correia • Produção de audiovisual: Natália Lopes •  Programação Visual: Bruno Lombardi
Sindicato dos Bancários de Pernambuco - Av. Manoel Borba, 564 - Boa Vista, Recife/PE - Tel.: 81-33164233 - Fax.: 81-3316.4235